Formação e trabalho docente na Educação Básica: mudanças paradigmáticas do perfil dos professores no mercado educacional

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón
  • Vlademir Marim UFU

DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.173.p148%20-%20158

Palavras-chave:

Formação de professores, trabalho docente, mercado educacional

Resumo

Resumo

Neste artigo aborda-se a emergência de um novo perfil para os professores que atuam na Educação Básica. Discute-se a formação de professores à luz da análise de estratégias de flexibilização das condições contratuais de docentes que trabalham no setor privado brasileiro, as mesmas que exigem sua formação sob um novo paradigma mercantil, no qual o professor passa de educador a empresário e empreendedor educacional. Este novo paradigma sustenta-se no processo de expansão das políticas neoliberais e, consequentemente, se contextualiza na polêmica existente entre a educação enfocada como direito social e a educação como uma mercadoria ou prestação de serviço. Os autores constatam e discutem o surgimento, entre empresários da educação brasileira, de demandas por docentes com novas qualificações profissionais, as quais ainda não são contempladas nos atuais modelos de formação docente.

Palavras-chave: Formação de professores; Trabalho docente;Mercado educacional.

Teacher training and work in Elementary Education: paradigmatic changes in the profile of teachers in the educational market 

Abstract

This article approaches the emergence of a new profile of teachers who work in Elementary Education. It discusses teachers

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

CALDERÓN, A. I.; MARIM, V. Formação e trabalho docente na Educação Básica: mudanças paradigmáticas do perfil dos professores no mercado educacional. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 148–158, 2017. DOI: 10.26843/v3.n1.2010.173.p148 - 158. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/173. Acesso em: 30 maio. 2024.

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