Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar

Autores

  • Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez Universidade Braz Cubas
  • Cybele Barreto Lobo Universidade Braz Cubas
  • Fabio H. Sebata Universidade Braz Cubas
  • João Vitor Guedes Universidade Braz Cubas
  • Karina Borges Universidade Braz Cubas
  • Victor Luiz Adlung da Cruz Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n1.2010.166.p27%20-%2038

Palavras-chave:

Ensino Médio, adolescência, violência

Resumo

 Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de campo a respeito dos tipos de violência presentes na escola, especificamente em adolescentes. A análise desses elementos parte de subsídios psicológicos e sociais. A adolescência é compreendida nesta investigação como fenômeno sociocultural, no qual estão implicados elementos físicos e psicológicos, decorrentes da puberdade. Nesta fase, pode ocorrer ganho de experiência e maturidade emocional, biológica e social. Autores da Psicologia discutem que o comportamento adolescente apresenta ganho cognitivo que pode levar a conflitos, dos quais se destacam: a competição que trava para ser reconhecido como um adulto; a busca por uma identidade; e a transgressão de regras e o desrespeito às autoridades.

Palavras-chave: Ensino médio; Adolescência; Violência.

High school: a study about the violence kinds present in the school environment

Abstract

This paper has the objective of showing the results of a fieldwork about the kinds of violence present at schools, specifically among teenagers. The analysis of these elements is built on psychological and social subsidies. The adolescence is comprised in this investigation as a social-cultural phenomenon, in which there are physical and psychological elements implied in its function. In this phase, there may occur a gain of experience and emotional, biological and social maturation. Psychology authors pose that the adolescent behaviour presents cognitive gain that may lead to conflicts, of which the following stand out: the struggle to be recognized as an adult, the search for an identity, the transgression of rules and the disrespect to authorities.

Key words: High school; Adolescence; Violence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLIN, J.; GALLAIS-DEULOFEU. C. Classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, n. 81, 2005, p. S164-S172.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987a.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987b.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1985.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

PAGNEZ, K. S. M. M.; LOBO, C. B.; SEBATA, F. H.; GUEDES, J. V.; BORGES, K.; CRUZ, V. L. A. da. Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 27–38, 2017. DOI: 10.26843/v3.n1.2010.166.p27 - 38. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/166. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.