A organização escolar no Brasil e a instalação de escolas católicas no início do Século XX

Autores

  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto
  • Marcelo Adriano Piantkoski Colégio Diocesano La Salle de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n2.2010.155.p22%20-%2034

Palavras-chave:

História das instituições escolares, História da Educação, João Batista de La Salle

Resumo

Resumo

Um dos objetivos da História da Educação, como um dos fundamentos educacionais, é identificar marcos referenciais que permitem compreender a relação entre as instituições escolares e as políticas educacionais no País. O presente trabalho analisa a chegada do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs no Brasil, em 1907, e relata sua expansão com a instalação de escolas confessionais católicas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O contexto histórico em que ocorre esse processo e as políticas educacionais em curso é o referencial para a análise. As mudanças no cenário político e religioso brasileiro após a proclamação da República, em 1889, permitiram circular no País as ideias políticas liberais e socialistas. Com isso, a Igreja Católica buscou mecanismos para proteger os fiéis desses ideais, utilizando a estratégia de recorrer às instituições católicas que mantinham escolas na Europa, para que o ensino católico fosse ampliado no Brasil.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

FERNANDES, S. A. de S.; PIANTKOSKI, M. A. A organização escolar no Brasil e a instalação de escolas católicas no início do Século XX. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 22–34, 2017. DOI: 10.26843/v3.n2.2010.155.p22 - 34. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/155. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos