A Sociologia da Educação como campo de conhecimento

Autores

  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26843/v3.n2.2010.153.p13%20-%2021

Palavras-chave:

Sociologia da educação, paradigma do consenso, paradigma do conflito, microssociologia, macrossociologia

Resumo

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a Sociologia da Educação como campo de conhecimento essencial para a compreensão da realidade educacional. A partir da contextualização histórica do surgimento da Sociologia e de seu objeto de estudo, situamos o campo da Sociologia da Educação. Destacam-se duas formas principais de organização e sistematização da multiplicidade teórica da Sociologia da Educação: os paradigmas do consenso e o do conflito e as análises macro e microssociológicas do processo educacional. Conclui-se que o caráter multiparadigmático da Sociologia da Educação amplia as possibilidades de compreensão da realidade, considerando-se importante, contudo, a superação de visões dicotômicas e fragmentadas que têm expressado o desacordo teórico-metodológico no campo da Sociologia da Educação.

Palavras-chave: Sociologia da educação; Paradigma do consenso; Paradigma do conflito; Microssociologia; Macrossociologia.

Sociology of Education as a knowledge field 

Abstract

This essay aims to present some reflections on the Sociology of Education as an essential knowledge field for the understanding of the educational reality. We have placed the field of the Sociology of Education taking into account the historical background of the emergence of Sociology and its object of study. There are two major forms of organization and systematization of the theoretical multiplicity of the Sociology of Education: the Consensus Paradigm and the Conflict Paradigm, and the Macro and Microsociological analyses of the Educational Process. We conclude that the multiparadigmatic nature of the Sociology of Education expands the possibilities of reality understanding, considering important, however, to overcome fragmented and dichotomous views that have expressed the theoretical and methodological disagreement in the field of the Sociology of Education. ~

Key words: Sociology of education; Consensus paradigm; Conflict paradigm; Micro sociology; Macro sociology

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 2, n. 4, p.

-30, jul. 1987.

APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

______. Vendo a educação de forma relacional: classe e cultura na sociologia do conhecimento escolar. Educação e realidade, v. 11, n. 1, p. 19-34, 1986.

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.; PASSERON, J. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRANDAO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Caderno de Pesquisa, n. 113, p. 153-165, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742001000200008&s

cript=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: nov. 2010.

COSTA, Marcio da; SILVA, Graziella Moraes Dias da. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 101-120, 2003. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a10.pdf>. Acesso em: nov. 2010.

DANDURAND, Pierre; OLLIVIER, ? mile. Os paradigmas perdidos: ensaios sobre a sociologia da educação e seu objeto. Teoria e Educação, n. 3, p. 120-142, 1991.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução Sandra Regina Netz. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOMES, Candido A. A educação em perspectiva sociológica. 3. ed. São Paulo: EPU, 1994. (Temas Básicos de educação e ensino).

KONDER, Leandro. Marx e a sociologia da educação. In: TURA, Maria de Lourdes R. (Org.). Sociologia para educadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. p. 11-23.

MARTINS, Carlos Benedito. Encontros e desencontros da sociologia e educação no Brasil. Revista brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 53, p. 161-169, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v18n53/18085.pdf>. Acesso em: nov. 2010.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A sociologia da educação entre o funcionalismo e o pós-modernismo: os temas e os problemas de uma tradição. Em aberto, Brasília, n. 46, p. 3-12, abr./jun. 1990.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TURA, Maria de Lourdes R. Durkheim e a educação. In: TURA, Maria de Lourdes R. (Org.). Sociologia para educadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. p. 25-61.

VILELA, Rita A. T. Max Weber: 1864-1920. Entender o homem e desvelar o sentido da ação social.

In: TURA, Maria de Lourdes R. (Org.). Sociologia para educadores. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. p. 63-96.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

FERNANDES, M. C. da S. G. A Sociologia da Educação como campo de conhecimento. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 13–21, 2017. DOI: 10.26843/v3.n2.2010.153.p13 - 21. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/153. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos