A quem interessa a burocracia na educação?

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DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v17i00.1341

Palavras-chave:

Burocracia, Estado da questão, Educação

Resumo

Este é um artigo sobre burocracia e sua interferência no cotidiano de instituições educacionais, cujo objetivo é o de tentar compreender a quem interessa as “intervenções” que são realizadas para (supostamente) organizar as práticas educativas. O artigo segue um caminho metodológico bifurcado, tendo, por uma rota, o levantamento sistemático de teses e dissertações nacionais da área de avaliação Educação e, pela outra, o relato de experiência, descrevendo e analisando a presença (e interferência) da burocracia no cotidiano vivido como professor. Inúmeras teorias e conjecturas sobre a burocracia são aventadas ao longo das rotas, sendo que, ao final, a pergunta que dá título ao artigo é respondida de forma redundante, revelando que a burocracia sustenta a si mesma, operando também por meio das instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Professor EBTT na Coordenadoria de Formação Pedagógica.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

FORTUNATO, I. A quem interessa a burocracia na educação? . Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.26843/ae.v17i00.1341. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1341. Acesso em: 30 maio. 2024.

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