Impacto da presença digital de profissionais da saúde

Marcas pessoais e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v14i3.1340

Resumo

O presente artigo apresenta o impacto do crescente envolvimento de profissionais de saúde no Instagram durante o primeiro ano da pandemia da COVID-19, enfatizando a urgência de oferecer informações embasadas, combater notícias falsas e promover a marca pessoal para aumentar a visibilidade e influência online. O objetivo é investigar como alguns profissionais da saúde percebem sua presença digital, compartilham informações, educam e interagem com os pacientes. A pesquisa bibliográfica contemplou autores como Bizelli et al. (2021), Jenkins (2015), Kotler et al. (2017) e Recuero (2011) e a pesquisa de opinião foi realizada com 14 profissionais da saúde escolhidos de forma aleatória. Foi reconhecida as limitações da amostra e a necessidade de estudos mais abrangentes para uma compreensão completa. Os resultados indicam que, apesar de enfrentarem certos obstáculos, os profissionais de saúde perceberam que ao compartilharem conteúdo no Instagram, conseguiram aumentar a confiança entre seus seguidores e atrair novos pacientes. Esse fenômeno não só fortalece a reputação e credibilidade desses profissionais, mas também facilita a interação com a comunidade e a divulgação de informações pertinentes e confiáveis. Este estudo contribui para o entendimento das práticas e estratégias adotadas por esses profissionais no ambiente on-line e pode fornecer informações importantes para o desenvolvimento de diretrizes que promovam uma comunicação mais eficaz em relação aos cuidados com a saúde, ou seja, mais adaptada às demandas e expectativas do público em plataformas digitais.

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Biografia do Autor

Camila Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

FERREIRA, C. S.; BIZELLI, J. L. Impacto da presença digital de profissionais da saúde: Marcas pessoais e educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 763–778, 2021. DOI: 10.26843/ae.v14i3.1340. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1340. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos