Limites e potencialidades do projeto Tuning nas IES do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1303

Palavras-chave:

Projeto Tuning América Latina, Projeto Tuning Brasil, Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo

Resumo

A seguinte pesquisa busca investigar como as Instituições de Ensino Superior públicas do estado de São Paulo têm se envolvido com o Projeto Tuning, mais especificamente nos cursos voltados à formação de professores. O Processo de Bolonha surgiu como política pública na União Europeia, tendo como objetivo final a modernização dos currículos do Ensino Superior e a internacionalização da perspectiva da educação centrada no estudante. Neste sentindo, o Projeto Tuning busca consolidar políticas preconizadas pelo Processo de Bolonha, que, apoiadas na perspectiva da sociedade do conhecimento, objetivam agir como metodologia para compatibilizar e comparar as formações superiores, com vistas à transnacionalização dos currículos e à formação de mão-de-obra em nível internacional. Em pesquisa realizada acerca da implementação do Projeto Tuning na América Latina e no Brasil foi possível analisar e refletir sobre os limites e as potencialidades de sua implementação. 

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Biografia do Autor

Maíra Darido da Cunha, Faculdade de Bertioga

Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação Escolar (UNESP).

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Livre docente. Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Referências

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

CUNHA, M. D. da; BIZELLI, J. L. Limites e potencialidades do projeto Tuning nas IES do estado de São Paulo. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1303. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1303. Acesso em: 30 maio. 2024.