Reflexões sobre a construção do homem moral

Impacto e perspectivas para a psicologia da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1268

Palavras-chave:

Educação, Psicologia, Desenvolvimento Moral, Ambiente Escolar

Resumo

Este artigo tem como proposta traçar uma discussão acerca do desenvolvimento moral e as relações humanas no ambiente escolar. Por um viés construtivista que concebe o ser humano como um ser social que se desenvolve na interação, este trabalho traz como caminho metodológico uma investigação bibliográfica de clássicos e contemporâneos que contribuem pela busca de respostas acerca dos conflitos que emergem no âmbito escolar, concebendo a escola como espaço de convivência, reconhecendo que para além da aquisição de conhecimento a instituição tem um papel fundamental na formação integral do indivíduo. Assim sendo, a família e a escola possuem responsabilidades distintas e complementares na função de educar e no desenvolvimento moral da criança.

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Biografia do Autor

Gelci Saffiotte Zafani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia. Mestrado em Educação (UNESP).

Fabiola Colombani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia e Coordenadora da Clínica de Psicologia. Doutorado em Educação (UNESP).

Thaís Yazawa, Tribunal de Justiça de São Paulo

Psicóloga do Judiciário. Doutorado em Psicologia (UNESP).

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

ZAFANI, G. S.; COLOMBANI, F.; YAZAWA, T. Reflexões sobre a construção do homem moral: Impacto e perspectivas para a psicologia da educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1268. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1268. Acesso em: 30 nov. 2023.