Um programa para a promoção da convivência saudável e prevenção da violência virtual

“A Convivência Ética On-line”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1262

Palavras-chave:

Convivência, Internet, Intervenção, Educação, Cyberbullying

Resumo

Irá ser apresentada uma pesquisa-ação do tipo pesquisa-formação, fundamentada na teoria construtivista piagetiana, com o propósito de compreender como uma intervenção educativa pode promover a convivência ética em ambientes on-line. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido, implementado e avaliado o programa “A Convivência Ética On-line”, o qual foi aplicado a estudantes do 8º e 9º anos de uma escola pública da Rede Municipal de Campinas, São Paulo. Os dados foram coletados por meio de avaliações formativas, questionários e grupos focais, e foram posteriormente analisados tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Os resultados obtidos refletiram em transformações significativas identificadas nos participantes, representados por meio de três estudos de caso neste artigo, no que diz respeito ao envolvimento dos estudantes em situações de agressões virtuais, bem como em relação aos avanços nas dimensões abordadas durante a intervenção: comportamentos online e riscos virtuais. Esta pesquisa se justifica devido à carência de programas brasileiros avaliados de forma científica que visem à promoção da convivência ética online, especialmente no que se refere à prevenção da violência virtual e à promoção de valores morais universalmente desejáveis, fundamentais para a convivência tanto no ambiente virtual quanto fora dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Cristina Leite Bozza, Instituto Vera Cruz

Professora do curso de Pós-graduação As Relações Interpessoais na Escola. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Telma Pileggi Vinha, Universidade Estadual de Campinas

Professora titular da Faculdade de Educação do Departamento de Psicologia Educacional. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Referências

ABRAMOVAY, M. et al. Diagnóstico participativo das violências nas escolas. Rio de Janeiro: FLACSO, 2016.

ADL’S (THE ANTI-DEFAMATION LEAGUE) CENTER ON TECHNOLOGY AND SOCIETY. Two-Thirds of U.S. Online Gamers Have Experienced Severe Harassment, New ADL Study Finds. 2019. Disponível em: https://www.adl.org/resources/press-release/two-thirds-us-online-gamers-have-experienced-severe-harassment-new-adl. Acesso em: 10 jan. 2022.

ANDRADE, H. G. Using rubrics to promote thinking and learning. Educational Leadership, v. 57, n. 5, p. 13-18, 2000.

ASCHIDAMINI, I. M.; SAUPE, R. Grupo focal – estratégia metodológica qualitativa: um ensaio teórico. Cogitare Enferm, v. 9, n. 1, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v9i1.1700

AVILÉS, J. M. Bullying y cyberbullying: apuntes para la elaboración de un Proyecto Antibullying. Convives, 2013. Disponível em: http://convivenciaenlaescuela .es/?page_id=541/. Acesso em: 7 abr. 2014.

BOZZA, T. C. L.; TOGNETTA, L. R. P. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 23, n. 24, p. 162-178, set.-dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1896

BOZZA, T. C. L. Adolescentes e interações on-line: uma proposta de intervenção educativa visando à convivência ética virtual. Orientador: Telma Pileggi Vinha. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_7f19fbfd9c23a10e644d1d71b6926b64. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CAZZOLATO, N. K. Resenha bibliográfica. Organizações em contexto, v. 4, n. 7, jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v4n7p84-87

DEMPSEY, A. G.; MICHAEL, L. S.; DEMPSEY, J.; STORCH, E. A. Has cyber technology produced a new group of peer aggressors? Cyberpsychology, behavior, and social networking, v. 14, n. 5, 2011. DOI: https://doi.org/10.1089/cyber.2010.0108

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). U-Report. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/innovation/media/4171/file. Acesso em: 17 jan. 2020.

GARAIGORDOBIL, M. Prevalencia y consecuencias del cyberbullying: una revisión. International. Journal of Psychology and Psychological therapy, v. 11, n. 2, p. 233-254, 2011.

GARAIGORDOBIL, M.; MOLLO-TORRICO, J. P.; MACHIMBARRENA, J. M.; PÁEZ, D. Cyberaggression in adolescents of Bolivia: connection with psychopathological symptoms, adaptive and predictor variables. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 1022, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17031022

GINI, G. et al. The role of bystanders in students’ perception of bullying and sense of safety. Journal of School Psychology, n. 46, p. 617-638, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2008.02.001

GOMES, A. A. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 275-290, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.417

GURGEL, W. B. A triangulação em debate: considerações sobre o modelo minayano de avaliação por triangulação de métodos. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 5, n. 1, jul. 2007.

LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Y. Humor e Tristeza: o direito de rir. Campinas, SP: Papirus, 2014.

MCAFEE CORP. Hidden in Plain Sight: more Dangers of Cyberbullying Emerge. 2022.

MESQUITA, L. Denúncias de discurso de ódio online dispararam no 2º turno das eleições, diz ONG. BBC NEWS BRASIL, Londres, 09 nov. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46146756. Acesso em: 10 nov. 2018.

MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 19-51.

NUNES, C. A. A. Ciclos de avanço no conhecimento: guia prático. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). Faculdade de Educação da Unicamp, 2017.

NUNES, C. A. A. Repensando a avaliação. 2014. Disponível em: http://rived.mec.gov.br/comousar/textoscomplementares/texto1mod8.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

PLAN. Bullying Escolar no Brasil. Relatório Final. São Paulo, 2010.

ROSENFELD, M. Hate speech in constitutional jurisprudence: a comparative analysis. Working Paper Series, n. 41, 2001. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.265939

SAFERNET BRASIL. Crimes de ódio têm crescimento de até 650% no primeiro semestre de 2022. 2022. Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/crimes-de-odio-tem-crescimento-de-ate-650-no-primeiro-semestre-de-2022. Acesso em: 10 jan. 2022.

SANTOS, E. De memes a fake news: desafios de uma pesquisa- formação na cibercultura. Educ. foco, Juiz de Fora, MG, v. 25, n. 2, p. 173-196, jan./abr. 2019.

SILVA, R. L. et al. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. Revista Direito GV, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 445-468, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1808-24322011000200004

STELKO-PEREIRA, A. C. et al. Violência virtual entre alunos do ensino fundamental de diferentes estados do Brasil. Psicologia da Educação, São Paulo, 2018, v. 46, p. 21-30. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n46/n46a03.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

TIC KIDS ONLINE. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: 2022. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo: Comitê̂ Gestor da Internet no Brasil, 2022.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

BOZZA, T. C. L.; VINHA, T. P. Um programa para a promoção da convivência saudável e prevenção da violência virtual: “A Convivência Ética On-line”. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1262. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1262. Acesso em: 22 jun. 2024.