O valor das narrativas digitais

Promovendo aprendizado para pessoas idosas através da tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1223

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Idosos, Tecnología digital, Educação

Resumo

As narrativas digitais já têm sido muito utilizadas na educação e professores estão usando as narrativas digitais como uma ferramenta para auxiliar no processo educacional. As narrativas digitais podem ser utilizadas como proposta de atividades para intensificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a fim de contribuir com o processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi aplicar uma metodologia de utilização de recursos digitais para criação de histórias, com idosos com pouca ou nenhuma experiência com tecnologia digital. Para isso, foi ensinado aos participantes técnicas de como criar uma boa história, que posteriormente foram gravadas e editadas num software de edição de vídeo. O trabalho desenvolvido mostrou-se eficaz e vai possibilitar que novos projetos sejam desenvolvidos com a população idosa com pouco ou nenhum letramento.

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Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

António Moreira, Universidade de Aveiro

Professor Associado, Departamento de Educação e Psicologia.

Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

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