O percurso da educação sexual escolar

Proposta para prevenção e combate à violência sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1209

Palavras-chave:

Educação sexual, Formação, Currículo, Prevenção

Resumo

 O presente estudo visa subsidiar os educadores a refletirem sobre as possibilidades de implantação e as ações preventivas de combate à violência sexual. O referencial teórico apoia-se em Bedin (2020) Figueiró (1998; 2004), Leão (2010; 2012; 2013; 2019), Ribeiro (2004; 2012), Rosemberg (1995) entre outros. A metodologia de pesquisa está alicerçada a partir de uma análise qualitativa em educação de base bibliográfica e documental, sobre a implantação da educação sexual nas escolas, desvelada pelo viés formativo e do currículo oficial estabelecido. Além disso, far-se-á uma reflexão sobre documentos institucionais normativos tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular e suas concepções, avanços e retrocessos. Destaca-se a essencialidade de se avançar nas discussões sobre a educação sexual escolar junto aos educadores, familiares e alunos, com vistas a instrumentalizá-los suficientemente para prevenção e combate à violência sexual.

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Biografia do Autor

Eliani Cristina Moreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP - Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós – Graduação em Educação Escolar.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, E. C.; BIZELLI, J. L. O percurso da educação sexual escolar: Proposta para prevenção e combate à violência sexual. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, p. e022028, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1209. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1209. Acesso em: 30 maio. 2024.