Trabalho docente no contexto pandêmico

Um estudo de representações sociais com professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1206

Palavras-chave:

Trabalho docente, Anos finais do Ensino Fundamental, COVID-19, Representações sociais

Resumo

Este estudo, parte do programa de pesquisa “Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica” (Fundação Carlos Chagas), visa refletir sobre o trabalho docente na pandemia a partir da teoria das representações sociais. Assim, realiza um recorte no seu banco de dados, analisando respostas de 2.905 professoras/es dos anos finais do Ensino Fundamental de São Paulo à questão: Na sua opinião, o momento pelo qual estamos passando vai levar a uma valorização ou a uma desvalorização do trabalho docente? Justifique. Os resultados indicaram que, na visão dos professores, o momento vai levar a um maior reconhecimento profissional pelo trabalho que desempenharam. Isso não se traduzirá em reconhecimento salarial, pois haverá maior precarização do trabalho docente eventualmente com a manutenção do ensino remoto; há ameaça pela emergência de debates envolvendo o homeschooling.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Marques Teixeira Pereira , Universidade Cidade de São Paulo

Mestrado em Educação.

Lúcia Villas Bôas, Universidade Cidade de São Paulo

Pesquisadora no Departamento de Pesquisa em Educação da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional.

Referências

ABDALLA, M. F. B. Representações profissionais de professores: tensões e pretensões. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 37, 2017. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20170044

BARBOSA, A. L. A.; ANJOS, A. B. L.; AZONI, C. A. S. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do covid-19. CoDAS, Rio Grande do Norte, v. 34, n. 4, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/dx3cPQjhMH4kWm4yB3yrtgp/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020373

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de ciências e biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da regional 4 da SBENBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/396/126. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396

COSTA, N. Escola para educação integral em tempos de pandemia e pós-pandemia. Lesson 3 of 8, 2021. 1 video (2h49m41s). Published by the channel of Escola do Parlamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sIhRmuoRSEY&t=594s. Acesso em: 18 may 2021.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. #fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217. 2020. Disponível em: https://periodicos.grupotiradentes.com/educacao/article/view/8777. Acesso em: 18 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

FAUSTINO, L. S. S.; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA). Boa Vista, v. 3, n. 7, 2020.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica: Research Reports, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/pesquisa-educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 16 jul. 2022.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil: resultados 2020, São Paulo. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagrama%C3%A7%C3%A3o-Pulso.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.

LIMA, R. C. P.; SICCA, N. A. L.; DAVID, A. Representações Sociais de estudantes de pedagogia sobre o trabalho docente em sua trajetória de formação. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 25, p. 58-82, 2012. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/3347/3068. Acesso em: 14 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n25p58-82

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar,1978.

NEVES, V. N. S.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da covid-19. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 25, 2021. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a29d/21d1d7e5ba638aa71878256bc5eb73692a82.pdf?_ga=2.195816676.934180193.1667485172-1453313963.1620870094. Acesso em: 3 nov. 2022.

PAES, F. C. O.; FREITAS, S. S. Trabalho docente em tempos de isolamento social: uma análise da percepção do uso das tecnologias digitais por professores da educação básica pública. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p.129-149, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4050/3454. Acesso em: 9 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4050

ROSSO, A. J.; CAMARGO, B. V. As representações sociais do desgaste no trabalho a partir dos simbolismos associados à docência. ETD – Educação Tematica Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 179-200, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1301/pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.

ROSSO, A. J. et al. Espaços, tempos e carreiras nas representações sociais do desgaste docente. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 125-143, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9512/6790. Acesso em: 12 nov. 2022.

SANTOS, R. G. B. et al. Processos de precarização do trabalho docente em tempos de pandemia da covid-19: uma análise a partir de uma noção e histórica do trabalho. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71595. Acesso em: 03 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71595

STEVANIM, L. F. Nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. Radis, [S. l.], n. 215, Aug. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/43180/Exclus%c3%a3oNadaRemota.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 18 dec. 2022.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Ensino a distância na educação básica frente a pandemia da Covid-19. São Paulo, 2020. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=. Acesso em: 4 out. 2022.

UNDIME - UNIÃO NACIONAL DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Educação na pandemia. Brasília, 2022. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/phpP8dBkB_62ff99bb3f91c.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: América Latina e Caribe - Inclusão e educação para todos. Paris, França, 2020. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/375582por.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

UNESCO. Respuesta del ámbito educativo de la UNESCO a la COVID-19. Santiago, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377074_eng. Acesso em: 25 abr. 2022.

VENCO, S. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 35, 2019. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/csp/2019.v35suppl1/e00207317/pt. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00207317

WEYH, L. F.; NEHRING, C. M. O reflexo da pandemia na educação escolar no trabalho docente. In: XXV JORNADA DE PESQUISA, 25., 2020, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Rio Grande do Sul: Salão do Conhecimento Unijuí, 2020. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/498213913/18472-Texto-do-artigo-51621-491111-2-20201021. Acesso em: 28 jul. 2021.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

PEREIRA , M. M. T.; VILLAS BÔAS, L. Trabalho docente no contexto pandêmico: Um estudo de representações sociais com professores da educação básica . Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023030, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1206. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1206. Acesso em: 15 jun. 2024.