Os ditos e não-ditos sobre o papel do preceptor do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1194

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Preceptor, Formação inicial de professores

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste na compreensão do papel desempenhado pelo preceptor no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. O preceptor, enquanto docente do ensino fundamental ou médio, desempenha um papel de significativa relevância na formação de licenciandos, especialmente a partir da segunda metade dos cursos de licenciatura. A abordagem deste estudo se fundamenta em uma análise crítica respaldada por 3 documentos oficiais e 22 trabalhos científicos, visando lançar luz sobre a função desempenhada por esse preceptor. A partir de uma diversidade de autores e perspectivas do campo da Educação, refletiu-se sobre a formação docente, atuação dos professores da escola básica e programas de formação inicial. Foi defendido também que preceptor é formador, alinhando-se ao reconhecimento da profissionalização docente. Os resultados revelam uma minimização do papel do docente da escola básica na formação de novos docentes, limitando-o a uma função de coformador.

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Biografia do Autor

Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora no Departamento de Letras. Pós-doutorado em Educação (PPGE/UFJF).

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada. Doutorado em Letras (UFF). Pós-doutorado (UEL).

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. de J.; MAGALHÃES, T. G. Os ditos e não-ditos sobre o papel do preceptor do Programa Residência Pedagógica. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1194. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1194. Acesso em: 30 nov. 2023.