Desenvolvimento profissional e comunicação durante a pandemia
Narrativa de professores da educação básica em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1187Palavras-chave:
COVID-19, Desenvolvimento profissional, Formação de professorado, NarrativasResumo
O presente texto traz resultados de um projeto de investigação internacional mais amplo, All Within, em desenvolvimento no CIEP|UÉ. Este artigo foca-se num dos seus objetivos - compreender processos de formação e desenvolvimento profissional de docentes, durante a pandemia COVID-19, tendo em atenção a experiência vivida desse acontecimento e o papel que os diversos intervenientes assumiram durante o estágio, num processo de supervisão onde a escrita partilhada foi central. O recorte aqui apresentado traz a análise e interpretação de narrativas escritas durante períodos de confinamento de 2020 e 2021, por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e cooperantes na formação inicial de educadores, enquanto acolhiam estagiárias da Universidade de Évora. Com base nos resultados da pesquisa realizada, focou-se no relevo atribuído aos processos comunicacionais durante o estágio, ao processo de supervisão e o papel da tecnologia nas aprendizagens e desenvolvimento profissional dessas professoras, durante uma formação em contexto de trabalho, com ampla incerteza e vivências disruptivas na vida das pessoas e das escolas.
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