Desafios potenciais do currículo como movimento insurgente de descolonização na formação escolar e acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1184Palavras-chave:
Decolonialidade, Currículo, Conhecimento, PoderResumo
O principal objetivo do trabalho é discutir desafios e potenciais da relação currículo e decolonialidade, com destaque a pergunta: O que podem currículos em perspectivas decoloniais? A discussão é feita tomando-se a análise de quatro categorias teóricas consideradas centrais nos estudos do campo curricular, quais sejam: conhecimento escolar, relações de poder, finalidades formativas e produção de subjetividades na escolarização. Tomando-se como base os referenciais do pensamento e da pedagogia decoloniais, em cada um desses aspectos são destacados alguns dos principais desafios para a superação do hegemônico padrão curricular colonial e apontadas alternativas de descolonização. Como conclusão, afirma-se que as iniciativas de práticas curriculares em perspectiva decolonial são mais substantivas e com maior potencial para ocupação de novos espaços educativos, quando associam compreensão conceitual, coragem coletiva para insurgência e engajamento cultural e político com modos outros de ser, resistir, saber, ocupar e viver.
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