Trajetória do Atendimento das Crianças Pequenas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/ae.v16i00.1147

Palavras-chave:

Educação Infantil, Assistencialismo, Educação como Processo, História da Educação

Resumo

Este artigo busca evidenciar a trajetória do atendimento das crianças pequenas no Brasil no período que se estende desde as iniciativas implantadas pelo movimento higienista, principalmente pelo IPAI do Rio de Janeiro (1927) até o momento em que a educação infantil é compreendida como direito à educação e como primeira etapa da educação básica por meio da CF de 1988, e da LDB de 1996, a fim de verificar avanços e retrocessos na garantia do atendimento no processo educativo. Utilizamos para isso análises bibliográficas e de legislações que nos possibilitam inferir sobre a temática, procurando os indícios ou pistas de um processo educativo para as crianças que estavam em creches (asilos), escolas maternais, jardins de infância e/ou pré-escolas vinculados a Assistência Social e passam a ser atendidas pelas Secretarias de Educação. É preciso considerar que pretendemos problematizar a trajetória histórica do atendimento à criança na faixa etária de zero a seis anos a fim de que possamos contextualizar o passado para aprimorar nosso olhar para o presente da educação infantil.

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Biografia do Autor

Larissa Wayhs Trein Montiel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia UFMS/CPNV. Doutora em Educação.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Titular da Faculdade de Educação UFGD. Doutora em Educação.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

MONTIEL, L. W. T.; SARAT, M. Trajetória do Atendimento das Crianças Pequenas no Brasil . Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1147. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1147. Acesso em: 30 nov. 2023.