Relato de experiência docente na atuação no ensino remoto durante a pandemia com um sujeito com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1132.p432-445

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Pandemia

Resumo

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 está protagonizando uma crise sanitária internacional com impactos em todas as esferas sociais, e a educação tem sido afetada drasticamente. As aulas de modo geral foram impossibilitadas de acontecer presencialmente e o ensino remoto surgiu como uma possibilidade no novo cenário. Este artigo relata uma experiência docente no contexto pandêmico; trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora do Ensino Fundamental I. O objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência docente na atuação com um sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de Cascavel/PR. Evidenciamos ao longo desse estudo como a inclusão tem sido materializada em uma práxis educativa de modo positivo. Em síntese, a temática inclusão no contexto pandêmico precisa ser discutida, na busca pela concretização de possibilidades que favoreçam experiências formativas humanizadoras ao sujeito com deficiência.

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Biografia do Autor

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara ? SP

Docente do Departamento de Psicologia da Educação. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Carla Ramos de Paula, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara ? SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

CARNEIRO, R. U. C.; PAULA, C. R. de. Relato de experiência docente na atuação no ensino remoto durante a pandemia com um sujeito com TEA. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 432–445, 2021. DOI: 10.26843/v14.n2.2021.1132.p432-445. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1132. Acesso em: 18 jun. 2024.