Aulas remotas na pandemia: o Whatsapp como ferramenta no ensino em Davinópolis/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1130.p400-416

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Covid-19, Ensino remoto, WhatsApp

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou alterações na forma como o ensino ocorria no Brasil e no mundo. Com isso, os sistemas educacionais precisaram se adaptar a essa realidade por meio das aulas remotas. Este artigo objetiva problematizar o ensino remoto da rede municipal de Davinópolis/MA, realizado por meio do aplicativo WhatsApp. O estudo pauta-se na Pesquisa da Própria Prática de um professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental da referida rede. Os dados revelam não só a falta de inovação das práticas docentes, a intensificação do trabalho desse profissional e a defasagem em leitura e escrita dos/as estudantes, mas também a autonomia e o protagonismo deles/as e de suas famílias. Esta pesquisa convida o leitor a pensar mais acerca da temática, a lutar por políticas públicas que garantam a dignidade do brasileiro e pela não intensificação do trabalho docente neste período da pandemia.

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Biografia do Autor

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Imperatriz ? MA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas. Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Davinópolis/MA.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

BRITO, J. J. da S.; MOURA, J. F. de. Aulas remotas na pandemia: o Whatsapp como ferramenta no ensino em Davinópolis/MA. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 400–416, 2021. DOI: 10.26843/v14.n2.2021.1130.p400-416. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1130. Acesso em: 27 maio. 2024.