Instrumentos avaliativos: da criação a validação e aplicação

Autores

  • Júlio César Pereira Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

DOI:

https://doi.org/10.26843/v14.n3.2021.1109.p762-766

Resumo

A proposta da obra Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação: da teoria a exemplificação prática é apresentar produtos do Programa de Pós-Graduação em Avaliação (PPGA) da Fundação Cesgranrio. A intenção das pesquisas copiladas na obra é demonstrar a amplitude de possibilidades da ação de avaliar, validar e reavaliar instrumentos para coleta de dados. O leitor poderá conhecer aspectos da teoria que embasam o tema avaliação, bem como explorar os componentes que cercam o planejamento do trabalho, a aplicação de instrumentos, a própria ação de avaliar e a devolutiva dos resultados.

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Biografia do Autor

Júlio César Pereira, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2020) na área de Políticas Públicas e Avaliação. Especialização em Docência para o Ensino Superior e Inspeção Escolar (2018) e graduação em Física (2015). ? pesquisador no grupo de pesquisa Avaliação em Contexto do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, com os seguintes temas de interesse: avaliação educacional, autoavaliação institucional e políticas públicas. Atualmente atua na docência de Física na rede pública de ensino de Minas Gerais.

Referências

ELLIOT, L. G.; VILARINHO, L. R. G. Construção e validação de instrumentos de avaliação: da teoria à exemplificação prática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. 238 p. ISBN 978-85-66832-98-3.

Publicado

2021-12-16

Como Citar

PEREIRA, J. C. Instrumentos avaliativos: da criação a validação e aplicação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 779–783, 2021. DOI: 10.26843/v14.n3.2021.1109.p762-766. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1109. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenhas