DOSSIÊ AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

2023-10-16

DOSSIÊ

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 A expansão da oferta de educação infantil, respondendo ao direito social e educacional das crianças brasileiras, tem apontado a necessidade de aprofundar o debate sobre os processos avaliativos realizados acerca da educação infantil e naqueles que dizem respeito a avaliação dos sujeitos. A avaliação nas instituições que atendem as crianças de 0 a 6 anos, tem estado permanente presente no debate internacional de governos, lideranças de sistemas educativos, gestores/as educacionais/escolares, por professores/as e por crianças e seus responsáveis.

Quais princípios a avaliação deve afirmar em uma sociedade democrática? Como realizar uma avaliação direcionada para a justiça social? Como propor caminhos dialógicos? Como ampliar o direito das crianças a participação? Como as famílias e comunidades tem efetivamente conseguido se aproximar das instituições e oferecer seus pontos de vista sobre os processos educacionais que ocorrem na escola?

A avaliação em larga escala do sistema educacional, a avaliação contextual das instituições, a avaliação e autoavaliação dos profissionais e das práticas pedagógicas e, finalmente, a avaliação de bebês, crianças bem-pequenas e crianças pequenas estão em sintonia ou seguem caminhos – princípios e valores – diferenciados, explicitando as relações de poder tão presentes nos atos avaliativos?

Há uma série de experiências avaliativas em andamento em diferentes países assim como no país. Porém muitas vezes são encontradas desarticulações entre os princípios e as práticas, assim como diferenças de concepção entre grupos majoritários e minoritários (com maior ou menor poder de controle). Como vem sendo pesquisadas e implementadas teorias, estratégias e práticas avaliativas no país e em outros lugares? Os conceitos de observar, registrar, acompanhar, descrever, julgar, medir, comparar, divulgar, reorganizar, tem estado presentes nas pesquisas e implementações sobre a avaliação, mas apresentam o mesmo significado?

 Este dossiê pretende reunir contribuições diversas e, quem sabe, até contraditórias. O objetivo é constituir um mosaico teórico prático para que se possa compreender o atual território do campo da avaliação para escolher, de modo informado, os caminhos mais promissores. A organização do dossiê será realizada pelos pesquisadores doutores Maria Carmen Silveira Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiano Rogério Alcântara (Faculdade Phorte) e professora Tona Castell (Universidade de Barcelona).

A Revista @mbienteeducação, criada em 2007 é uma publicação do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Com Publicação Contínua, e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na Área da Educação. Qualis (2017-2020) - A4/A2 (No Qualis Referência meio termo, ficamos com a proposta A4, na sequência, a revista foi indicada para A2 nos relatórios de produção docente 2022).

A formatação dos artigos deve atender às regras estabelecidas pela revista @mbiente educação, descritas detalhadamente na seção de submissão (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions ). O prazo final para o envio dos artigos é 30/10/2023.

 

Todos os artigos recebidos passarão pelo processo de avaliação cega pelos pares, apresentado na seção submissão e seguirão as regras de publicação apontadas no site da Revista (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index).

 

Organizadores:
Maria Carmen Silveira Barbosa- (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);

Cristiano Rogério Alcântara (Faculdade Phorte)

Tona Castell (Universidade de Barcelona).

Fazer uma nova submissão, e descrever usando o campo "comentários ao editor" - que destina-se ao dossiê. 

Faça o download dos templates e declarações:

Em português In English En español