Chamada para dossiê: Dossiê: Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais

2023-07-20

Chamada para dossiê: Dossiê: Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais

 

Prazo de envio dos artigos: 30/10/2023
Tiempo de envío de artículos: 30/10/2023
Items Shipping Time:  10/30/2023
Publicação/Publicación/Publishing:  30/06/2024

: Rodrigo Rosistolato rodrigo.rosistolato@gmail.com     Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz carminhameirelles@gmail.com

 

 

Cynthia Paes de Carvalho  

cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

 

O objetivo do dossiê é contribuir com a disseminação, no campo da educação, de metodologias de pesquisa que têm sido utilizadas em investigações sobre implementação de políticas educacionais. Trata-se de uma demanda manifestada em seminários nacionais e internacionais e em grupos de pesquisa que se dedicam à análise destes processos.

A pesquisa sobre a implementação de políticas educacionais consolidou-se no Brasil e no mundo como um espaço de reflexões sobre as metamorfoses vivenciadas pelas políticas - sejam elas de caráter universal ou focalizadas - nos espaços de interação entre os agentes implementadores e o público-alvo, além das interações estabelecidas entre os diferentes níveis ou camadas de governo. Nestes contextos, ocorrem leituras, releituras, atritos, tensionamentos, adequações, decisões discricionárias, coalisões e uma série de outros processos sociais que por vezes contrastam com o que fora definido no texto da política.

O foco desse dossiê são as diferentes possibilidades metodológicas que captam as configurações das interações nos processos de implementação de políticas educacionais. Elas têm sido realizadas majoritariamente com desenhos qualitativos. No entanto, há iniciativas inovadoras, baseadas em dados quantitativos, bem como, em técnicas mistas.

O dossiê pretende consolidar uma contribuição sobre o fazer científico no estudo da implementação das políticas educacionais, incluindo reflexões sobre os bastidores do trabalho de campo.

Serão aceitos artigos que discutam – em termos teóricos e epistemológicos – os caminhos possíveis para análise da implementação de políticas educacionais e/ou descrições detalhadas de metodologias realizadas em cenários empíricos específicos. Desenhos qualitativos, quantitativos e mistos, no Brasil ou no exterior, poderão ser apresentados desde que tragam contribuições metodológicas – bem descritas e justificadas - específicas para o campo.

A formatação dos artigos deve atender às regras estabelecidas pela revista @mbiente educação, descritas detalhadamente na seção de submissão (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions ). O prazo final para o envio dos artigos é 30/10/2023.

Todos os artigos recebidos passarão pelo processo de avaliação cega pelos pares, apresentado na seção submissão e seguirão as regras de publicação apontadas no site da Revista (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index).

Fazer uma nova submissão, e descrever usando o campo "comentários ao editor" - que destina-se ao dossiê. 

Faça o download dos templates e declarações:

Em português         In Englihs      En español