Anúncios

  • Novos artigos da @mbienteeducação, v. 16, Publicação Contínua, confiram!

    2023-11-29

    Prezados autores e leitores, novos artigos publicados. Acompanhem o nosso peri´dico e vejam as novidades e as publicações.

    Acompanhem os vídeos no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ

     

    Novos artigos: 29/11/2023

    QUADROS, S. C. de O. Educação superior: A presença das políticas afirmativas . Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1282. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1282. Acesso em: 14 nov. 2023.

    BATISTA, M. J. da S.; CRUZ JUNIOR, G. Do assistir ao aprender: Um estudo sobre cinema e educação midiática na ANPED. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, e023019, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1205. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1205. Acesso em: 23 nov. 2023.

    ROSSI, E.; MONTEIRO, F. M. de A. Formação e docência em saúde na educação superior: Balanço de produção. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, e023020, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1234. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1234. Acesso em: 29 nov. 2023.

     

    Muito obrigado pela sua atenção!

    @mbienteeducação  - Gestão pela Editora Ibero-Americana de Educação - Revisão, formatação e editoração final em português, inglês, espanhol, francês e traduções. Serviços de HTML e XML para os artigos. E Gestão da comunicação em redes sociais. 

    Conheçam a Editora-IberoAmericana de Educação: https://linktr.ee/editoraibero_americana

    Saiba mais sobre Novos artigos da @mbienteeducação, v. 16, Publicação Contínua, confiram!
  • DOSSIÊ AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    2023-10-16

    DOSSIÊ

    AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

     A expansão da oferta de educação infantil, respondendo ao direito social e educacional das crianças brasileiras, tem apontado a necessidade de aprofundar o debate sobre os processos avaliativos realizados acerca da educação infantil e naqueles que dizem respeito a avaliação dos sujeitos. A avaliação nas instituições que atendem as crianças de 0 a 6 anos, tem estado permanente presente no debate internacional de governos, lideranças de sistemas educativos, gestores/as educacionais/escolares, por professores/as e por crianças e seus responsáveis.

    Quais princípios a avaliação deve afirmar em uma sociedade democrática? Como realizar uma avaliação direcionada para a justiça social? Como propor caminhos dialógicos? Como ampliar o direito das crianças a participação? Como as famílias e comunidades tem efetivamente conseguido se aproximar das instituições e oferecer seus pontos de vista sobre os processos educacionais que ocorrem na escola?

    A avaliação em larga escala do sistema educacional, a avaliação contextual das instituições, a avaliação e autoavaliação dos profissionais e das práticas pedagógicas e, finalmente, a avaliação de bebês, crianças bem-pequenas e crianças pequenas estão em sintonia ou seguem caminhos – princípios e valores – diferenciados, explicitando as relações de poder tão presentes nos atos avaliativos?

    Há uma série de experiências avaliativas em andamento em diferentes países assim como no país. Porém muitas vezes são encontradas desarticulações entre os princípios e as práticas, assim como diferenças de concepção entre grupos majoritários e minoritários (com maior ou menor poder de controle). Como vem sendo pesquisadas e implementadas teorias, estratégias e práticas avaliativas no país e em outros lugares? Os conceitos de observar, registrar, acompanhar, descrever, julgar, medir, comparar, divulgar, reorganizar, tem estado presentes nas pesquisas e implementações sobre a avaliação, mas apresentam o mesmo significado?

     Este dossiê pretende reunir contribuições diversas e, quem sabe, até contraditórias. O objetivo é constituir um mosaico teórico prático para que se possa compreender o atual território do campo da avaliação para escolher, de modo informado, os caminhos mais promissores. A organização do dossiê será realizada pelos pesquisadores doutores Maria Carmen Silveira Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiano Rogério Alcântara (Faculdade Phorte) e professora Tona Castell (Universidade de Barcelona).

    A Revista @mbienteeducação, criada em 2007 é uma publicação do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Com Publicação Contínua, e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na Área da Educação. Qualis (2017-2020) - A4/A2 (No Qualis Referência meio termo, ficamos com a proposta A4, na sequência, a revista foi indicada para A2 nos relatórios de produção docente 2022).

    A formatação dos artigos deve atender às regras estabelecidas pela revista @mbiente educação, descritas detalhadamente na seção de submissão (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions ). O prazo final para o envio dos artigos é 30/10/2023.

     

    Todos os artigos recebidos passarão pelo processo de avaliação cega pelos pares, apresentado na seção submissão e seguirão as regras de publicação apontadas no site da Revista (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index).

     

    Fazer uma nova submissão, e descrever usando o campo "comentários ao editor" - que destina-se ao dossiê. 

    Faça o download dos templates e declarações:

    Em português In English En español

     

     

     

    Saiba mais sobre DOSSIÊ AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios

    2023-07-28

    Chamada para dossiê: Dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios

    Este dossiê reúne artigos que apresentam resultados de estudos teóricos e análises empíricas sobre desafios de escolas públicas e de profissionais da educação, no contexto pós-pandêmico. Discute desdobramentos na gestão de instituições de ensino, em cenário de aprofundamento da intensificação e da precarização do trabalho de diretores/as e professores/as, em Portugal e no Brasil. Os paradoxos constituídos no cenário pandêmico configuraram novos e complexos desafios para as políticas educacionais e pr&aacut e;ticas escolares. Assim, a organização escolar – ancorada em procedimentos, estratégias, didáticas e metodologias consagradas em tempos passados – exige no cenário atual exploração de temáticas que emergiram durante a pandemia:  tecnologias de informação e comunicação; liderança escolar; desigualdades socioeconômicas  educacionais; acolhimento e participação da comunidade no espaço escolar; precarização e intensificação do trabalho de diretores e de docentes; autonom ia de alunos/as e protagonismo estudantil; a reinvenção organizacional, profissional, pedagógica e didática de escolas públicas.

    Organizadoras:

    Angela Maria Martins
    Alice Botler
    Maria Cecília Luiz

    Faça o download dos templates e declarações:

    Em português         In English      En español

     

      Saiba mais sobre Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios
  • Chamada para dossiê: Dossiê: Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais

    2023-07-20

    Chamada para dossiê: Dossiê: Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais

     

    Prazo de envio dos artigos: 30/10/2023
    Tiempo de envío de artículos: 30/10/2023
    Items Shipping Time:  10/30/2023
    Publicação/Publicación/Publishing:  30/06/2024

    : Rodrigo Rosistolato rodrigo.rosistolato@gmail.com   Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz carminhameirelles@gmail.com

     

    Cynthia Paes de Carvalho  

    cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br

     

    O objetivo do dossiê é contribuir com a disseminação, no campo da educação, de metodologias de pesquisa que têm sido utilizadas em investigações sobre implementação de políticas educacionais. Trata-se de uma demanda manifestada em seminários nacionais e internacionais e em grupos de pesquisa que se dedicam à análise destes processos.

    A pesquisa sobre a implementação de políticas educacionais consolidou-se no Brasil e no mundo como um espaço de reflexões sobre as metamorfoses vivenciadas pelas políticas - sejam elas de caráter universal ou focalizadas - nos espaços de interação entre os agentes implementadores e o público-alvo, além das interações estabelecidas entre os diferentes níveis ou camadas de governo. Nestes contextos, ocorrem leituras, releituras, atritos, tensionamentos, adequações, decisões discricionárias, coalisões e uma série de outros processos sociais que por vezes contrastam com o que fora definido no texto da política.

    O foco desse dossiê são as diferentes possibilidades metodológicas que captam as configurações das interações nos processos de implementação de políticas educacionais. Elas têm sido realizadas majoritariamente com desenhos qualitativos. No entanto, há iniciativas inovadoras, baseadas em dados quantitativos, bem como, em técnicas mistas.

    O dossiê pretende consolidar uma contribuição sobre o fazer científico no estudo da implementação das políticas educacionais, incluindo reflexões sobre os bastidores do trabalho de campo.

    Serão aceitos artigos que discutam – em termos teóricos e epistemológicos – os caminhos possíveis para análise da implementação de políticas educacionais e/ou descrições detalhadas de metodologias realizadas em cenários empíricos específicos. Desenhos qualitativos, quantitativos e mistos, no Brasil ou no exterior, poderão ser apresentados desde que tragam contribuições metodológicas – bem descritas e justificadas - específicas para o campo.

    A formatação dos artigos deve atender às regras estabelecidas pela revista @mbiente educação, descritas detalhadamente na seção de submissão (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions ). O prazo final para o envio dos artigos é 30/10/2023.

    Todos os artigos recebidos passarão pelo processo de avaliação cega pelos pares, apresentado na seção submissão e seguirão as regras de publicação apontadas no site da Revista (https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index).

    Fazer uma nova submissão, e descrever usando o campo "comentários ao editor" - que destina-se ao dossiê. 

    Faça o download dos templates e declarações:

    Em português         In Englihs      En español

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê: Dossiê: Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais
  • Fluxo de publicação da Revista @mbienteeducação - Quadriênio 2021-2024

    2022-01-01

    Chamada Aberta para Submissão de Artigos em Fluxo Continuo

    Criada em 2007, a Revista online @mbienteeducação é uma publicação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Com periodicidade quadrimestral e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na área da Educação, contribuindo para uma discussão mais ampla sobre Educação em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares. Os textos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês e as submissões estão abertas e podem ser realizadas sem data pré estabelecida em conformidade ao formato de fluxo contínuo. 

     

    Saiba mais sobre Fluxo de publicação da Revista @mbienteeducação - Quadriênio 2021-2024
  • Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID)

    2017-07-12

    Prezados(as),

    Seguindo uma tendência de internacionalização e objetivando ampliarmos a
    visibilidade dos artigos publicados na Revista @mbienteeducação,
    solicitamos a todos os autores façam seu registro no ORCID (Open Researcher
    and Contributor ID https://orcid.org/). Ele é um identificador digital para
    o autor, assim como o  DOI é um documento digital para o artigo.

    Solicitamos que, após o registro, favor atualizar seu perfil na plataforma
    da Revista @mbienteeducação, utilizando seu login e senha.

    Link de orientação para registro:https://www.contentmind.com.br/orcid/

    Atenciosamente,

    ----------------------------------------------

    Equipe Editorial da Revista @mbienteeducação

    Revista @mbienteeducação

    Acesse: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao

    Saiba mais sobre Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID)