Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Todos os documentos enviados à Revista @mbienteeducação devem ter o seguinte formato obrigatório: 3 cm de margem superior, 3 cm de margem inferior, 3 cm de margem esquerda e 2 cm de margem direita; parágrafo 1,25; com espaçamento de 1,5 entre as linhas; sem espaço (anterior ou posterior) entre os parágrafos, páginas enumeradas (após a folha de rosto, na margem inferior à direita), fonte em Times New Roman, no corpo 12. 

    Deve-se utilizar o template/modelo da Revista @mbiente

    As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Avaliação dos originais

Os originais recebidos são previamente avaliados pelo Comitê Editorial; aqueles que não se enquadram no escopo da revista são devolvidos aos autores; os que estão adequados aos critérios do periódico são encaminhados a dois especialistas da área - avaliadores externos, membros do Conselho Editorial ou pesquisadores pareceristas ad hoc com título de doutor e filiados a instituições distintas das quais se vinculam os autores. Os especialistas realizam a avaliação de acordo com os seguintes critérios: relevância do tema para a área de estudo; consistência teórico-metodológica; pertinência e atualidade da bibliografia; clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação; rigor na utilização dos conceitos; pertinência, clareza e fundamentação da metodologia estatística empregada. Nesse processo de avaliação, os nomes dos avaliadores e dos autores permanecem em sigilo. No último número de cada volume, é publicado o nome de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

Os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de correções para publicação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas correções caso estas não sejam atendidas a contento.

 

Publicação dos originais

Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores. Os trabalhos não poderão ser publicados em qualquer outra forma antes de decorridos seis meses de sua publicação na Revista @mbienteeducação. Artigos de um mesmo autor só serão publicados com intervalo de, pelo menos, seis meses.

 

Autoria

Solicitam-se dos autores: nome completo (sem abreviações); vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular e e-mail de contato, e obrigatoriamente o link do ORCID. Pede-se, ainda, que o autor indique como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser apresentado. Os autores de textos publicados receberão um e-mail comunicando o número em que suas matérias forem veiculadas.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à revista @mbienteeducação que adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". A versão on-line é de acesso aberto e gratuito. Os pontos de vista expressos nos textos são de responsabilidade dos autores.

 

Para publicação do material em outros veículos, entrar em contato com: publiambienteedu@gmail.com

 

Apresentação dos originais

Para submeter um artigo à Revista @mbienteeducação, é necessário fazer o cadastro no Portal de Periódicos criando login e senha de acesso. O autor deve acessar o sistema, clicar no link - Nova submissão - e preencher as informações necessárias nos cinco passos de submissão, a saber:

Passo 1. Iniciar submissão: preenchimento dos campos: Seção; Idioma da submissão; Condições para submissão (todos os itens deste campo devem ser selecionados); Declaração de direito autoral; e Comentários para o editor (em dossiês ou caso houver necessidade).

Passo 2. Transferência do manuscrito: envio do artigo, em doc, para avaliação. Dessa versão do artigo não devem constar quaisquer referências que permitam identificar a autoria do trabalho. Assim, é necessário excluir do artigo, além do nome dos autores, nomes das instituições e de projetos, ou mesmo alguma menção em fonte de tabela/gráfico/quadro/figura e em referência bibliográfica.

Passo 3. Metadados da Submissão (Indexação): inclusão dos dados dos autores, do título e do resumo do trabalho apresentado, de contribuidores e agências de fomento (se for o caso) e das referências do texto.

Passo 4. Transferência de documentos suplementares: envio do artigo, em Microsoft Word, com todas as informações de autoria. Além disso, nesta etapa da submissão, devem ser enviados tabelas, gráficos, quadros e figuras, em arquivos separados editáveis.

Passo 5. Confirmação da submissão: nesta etapa, o autor deve clicar em ? Concluir submissão? ?.

Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema ?  menu ?  acesso ?  login e senha. Indica-se que todos os autores estejam cadastrados no sistema. 

 

 Condições para submissão

 A Revista @mbienteeducação  aceita  colaboração de artigos, entrevistas e resenhas. São admitidas colaborações de textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

1)  Máximo 03 autores, sendo pelo menos um com titulação de doutor; quando houver mais de 3 autores, será necessário uma declaração justificando e inserir na submissão e fazer comentário no campo "comentários ao editor";
2)  Todos os autores deverão fazer seu cadastro na plataforma da revista e inserir o ORCID ? link para acesso e
cadastro: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/user/register
3)  Nomes dos autores sem abreviação;
4)  Inserir em nota de rodapé: vínculo institucional ou última ocupação
profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista,
mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular e e-mail de contato, e
e-mail deve ser apresentado;
5)  Máximo de 21 páginas, incluindo as referências; se houver maior quantidade de páginas, também haverá a necessidade de justificativa, e autores serão responsáveis pela revisão formatação e processos editoriais;
6)  Título, resumo e palavras-chave nas versões português, inglês e espanhol;
7)  Resumo até 150 palavras;
8)  Título com até 15 palavras;
9)  Após parecer e revisão dos artigos, resenhas e entrevistas, será solicitado aos autores a versão em inglê

10)A partir de 2023, passa a ser obrigatório o envio de um vídeo explicativo sobre o artigo, resenha ou entrevista e sua relevância para o meio acadêmico, sociedade etc. O vídeo deverá conter mínimo de 3 a 10 min, e deverá ser gravado na horizontal e salvo em formato MP4. O vídeo poderá ser gravado com todos os autores ou não, no entanto, é obrigatória a participação de pelo menos 1 dos autores. Enviar via hyperlink pelo OneDrive com acesso editor;

Faça o download dos templates e declarações (template, declaração de originalidade e autoria deve ser assinado por todos os autores, CreditAuthors e termo de autorização de uso de som e imagem assinado pelo autor elaborador do vídeo):

Em português         In English      En español

 

 

Orientações para Organização de Dossiê Temático

Os organizadores serão responsáveis pelo processo editorial, avaliação e acompanhamento, sendo obrigatório atender os critérios da revista, bem como custos do processo editorial. Os artigos deverão ser submetidos a plataforma dentro das normas de submissão.

1) Apresentação de uma proposta de Dossiê contendo uma ementa e justificativa sobre a relevância da temática e pertinência com o foco e escopo editoriais da Revista @mbienteeducação;

2) Identificação do responsável pelo Dossiê Temático:  nome completo, titulação, afiliação institucional e e-mail, prazo de submissão e prazo para publicação. O proponente poderá encaminhar a proposta para o e-mail:  margaretemay@uol.com.br e publiambienteedu@gmail.com

3) Os nomes dos artigos e seus autores deverão constar da proposta do Dossiê, com a atenção para que não sejam trabalhos da mesma instituição, bem como para que não ocorra a proposta de mais do que um artigo por autor;

4) As submissões dos Dossiês deverão ser feitas na página do usuário; contendo no mínimo 10 artigos sobre a temática

5) Os artigos que comporão o Dossiê, bem como os de demanda contínua, não poderão ser de autoria de mestrandos ou doutorandos, salvo se em coautoria com os seus respectivos orientadores e/ou parceiro que tenha no mínimo título de doutor, pertinência ou aproximação com a especificidade da Revista;

6) Os artigos dos Dossiês serão objetos de pareceres de avaliadores Ad Hoc;

7) Artigos recusados quanto ao mérito e forma não serão publicados;

8) Ao submeter o artigo ao Dossiê, o autor(es) concorda(m) com a cessão dos direitos de publicação para a Revista @mbienteeducação;

9) As submissões de artigos, para qualquer efeito, apontam o conhecimento pleno de todas as diretrizes constantes nas orientações para a elaboração do Dossiê Temático;

10) Os autores atestam a originalidade, bem como a declaração de não submissão do material que apresentaram à qualquer outro periódico;

11) Os artigos não deverão ultrapassar a quantidade de 21 páginas;

12) Solicita-se a observância às normas da ABNT, conforme Diretrizes para Autores e Normas para publicações. 

Faça o download dos templates e declarações:

Em português         In English      En español

 

Normas para publicações

 Formatação

Todos os documentos enviados à Revista @mbienteeducação devem ter o seguinte formato obrigatório - usar o template: 3 cm de margem superior, 2 cm de margem inferior, 3 cm de margem esquerda e 2 cm de margem direita; parágrafo 1,25; com espaçamento de 1,5 entre as linhas; sem espaço (anterior ou posterior) entre os parágrafos, páginas enumeradas (após a folha de rosto, na margem inferior à direita), fonte em Times New Roman, no corpo 12. 

Artigos, relatos de pesquisa e ensaios teórico-metodológicos: não podem ultrapassar 21 páginas (incluídos os anexos).

Faça o download dos templates e declarações:

Em português         In English      En español

 

Resenhas: devem apresentar extensão máxima de 6 páginas, contendo referência da obra resenhada, título e análise crítica que traga contribuições ao campo de estudo do trabalho em questão.

Faça o download dos templates e declarações:

Em português         In English      En español

 

Estrutura dos artigos

Título e subtítulo devem vir em negrito, em letras maiúsculas, espaçamento 1,5, fonte 12 e alinhamento centralizado, tipo de letra Time News Roman. Trazendo, em seu início, o título do trabalho em português, espanhol e inglês.

Nome do autor e coautores devem vir alinhados à direita. Abaixo do nome do autor e  coautores devem constar respectivamente o e-mail. Em nota de rodapé os dados de apresentação do autor e coautores. (Atores devem enviar uma versão não identificada e uma versão identificada . Caso não consigam optem por enviar a versão não identificada. Vamos solicitar aos autores posteriormente a versão identificada, caso aceito, e os documentos via e-mail). O arquivo deve estar no formato de documento.

Resumo, Resumen e Abstract: Os artigos precisam vir acompanhados de resumos em português, resumen em espanhol e abstract em inglês contendo no máximo 15 linhas, com o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do artigo. O espaçamento deve ser simples entre as linhas e sem espaço entre parágrafos, sem conter siglas nem referências, letra tamanho 10. Ao final do resumo, indicar quatro palavras-chave; palabras clave; Keywords (descritores) do conteúdo do texto.

Texto, incluindo introdução, desenvolvimento: subtítulos, tabelas e gráficos (se utilizados), conclusões, referências

Citações, remissões, notas e siglas devem obedecer às regras da ABNT (NBR 10520, 2018) As citações diretas (textuais), com até três linhas, devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, sendo necessário indicar o sobrenome do autor, ano e número da página.

Ex.: Em função desses indicadores, chegou-se à organização de cinco grandes grupos de escolas denominadas azul, verde, amarelo, laranja e vermelho? ? (SÃO PAULO, 2001, p. 55).

Citações com mais de três linhas deverão ser apresentadas sem aspas, com recuo de 4cm a partir da margem esquerda, com espaçamento simples entre as linhas e sem espaço entre parágrafos, em fonte Times New Roman e corpo 10, sendo necessário indicar o sobrenome do autor, ano e página.

 Ex.:

[...] a sofisticação técnica da avaliação nacional que hoje ocupa a atenção da cúpula decisória e de seus assessores ? apresenta-se como entrave para a compreensão; tanto pelos atores dos sistemas e escolas como pela população em geral, do processo avaliativo realizado. (FREITAS, 2004, p. 685)

 

Na citação de citação deve ser empregada a expressão latina apud (citado por) para identificar a fonte que foi efetivamente consultada, a qual deve ter a referência completa no rodapé; e na lista de Referências incluir apenas a obra consultada (CARONE et al., 2003).

Ex.: Para Watson (apud CARONE et al., 2003) [...].

 

As remissões bibliográficas indiretas são incorporadas ao texto entre parênteses (ano). Ex.: Segundo João Barroso (2006), todos...

As notas explicativas devem ser evitadas e utilizadas apenas quando for estritamente necessário, preferencialmente sem ultrapassar três linhas. Devem figurar sempre no rodapé da página, numeradas sequencialmente.

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo. Ex.: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A metodologia estatística empregada deve ser descrita com detalhamento que permita que os resultados possam ser replicados por um leitor com experiência no assunto que tenha acesso aos dados originais. Por outro lado, deve-se evitar o uso de linguagem excessivamente técnica, visando a apresentar a descrição metodológica com clareza suficiente para que um leitor não especializado no assunto também possa compreendê-la. Essas recomendações se traduzem, principalmente, em medidas como:

- fornecer detalhes sobre as unidades experimentais, aleatorização e procedimentos amostrais;

- descrever e/ou proporcionar acesso aos instrumentos de coleta da pesquisa;

- indicar todas as técnicas descritivas e inferenciais utilizadas, fornecendo referências bibliográficas sempre que necessário;

- apresentar os resultados quantitativos com suas respectivas medidas de incerteza (intervalos de confiança, p-values, etc.);

- adotar um nível de precisão na apresentação dos dados e resultados (por exemplo, número de casas decimais) padronizada e coerente com as possibilidades da pesquisa;

- utilizar recursos gráficos e tabelas sempre que esses elementos possam facilitar a organização e síntese dos dados e a compreensão dos resultados;

- discutir a razoabilidade dos resultados obtidos e relatar possíveis limitações dos métodos empregados;

- definir os termos técnicos, os símbolos matemáticos e as siglas presentes no artigo;

- especificar os softwares estatísticos utilizados.

 

Tabelas, gráficos, quadros e figuras (assim como os títulos e as fontes) devem ser apresentados no corpo do texto, e não em caixas de texto, alinhados à esquerda, em sua página correspondente, numerados com algarismos arábicos, com títulos (posicionados acima, em corpo 12) padronizados quanto ao formato e termos utilizados. Abaixo destes, sem estarem em caixas de texto, deve, obrigatoriamente, ser indicada a fonte dos dados (remetida às referências bibliográficas), com autoria e ano, inclusive se for de elaboração própria dos autores, em corpo 10, alinhada à esquerda, espaço 1,5 entre linhas. As tabelas, os gráficos e os quadros devem se apresentar em software compatível com o ambiente Windows, de preferência em Excel, e as figuras (ilustrações, imagens, mapas, fotos, etc.), em arquivo com alta resolução (300 dpi), todos produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 10 cm de largura. (devem ser editáveis)

Referências de cunho bibliográfico devem vir ao final do texto, por ordem alfabética de sobrenome do autor, e, sempre que possível, fazer constar por extenso o prenome dos autores. Os títulos das obras devem ser apresentados em negrito. Quando houver dois ou três autores, separa-se o primeiro autor e os demais por ponto e vírgula; ultrapassando três autores, faz-se a entrada pelo autor principal (referenciado no texto) e substituem-se os outros pela expressão et al. Sua apresentação deve seguir as normas da ABNT (NBR 6023, 2018). A exatidão das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos textos, sendo uma exigência para a publicação do trabalho.

NBR-10520-CITAÇÕES 2002

 NBR-6023 2018

Nbr ABNT_6022-_2018

Seguem alguns exemplos de formatação e referência:

RESUMO: O texto do resumo deve estar formatado da seguinte forma: (I) Fonte Times New Roman; (II) Tamanho 12pts; (III) Alinhamento justificado; (IV) Espaçamento entre linhas simples e sem recuos; (V) Até 150 palavras.

PALAVRAS-CHAVE: Use até 05 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto.

 

RESUMEN: El texto del resumen debe tener el siguiente formato: (Y) Fuente Times New Roman; (II) Tamaño 12pts; (III) Alineación justificada; (IV) Interlineado simple sin sangría; (V) Hasta 150 palabras.

PALABRAS CLAVE: Utilice hasta 05 (cinco) palabras clave, separándolas con punto final.

 

ABSTRACT: The text of the abstract must be structured as follows: (I) Times New Roman font; (II) Size 12pts; (III) Justified alignment; (IV) Simple spacing between lines; (V) Maximum of 150 words.

KEYWORDS: Use up to 05 (five) keywords, separating them with a dot.

 

Introdução

Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.

 

Citações

Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018.

 

- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. Exemplo: Segundo Sobrenome (ANO, p. 00-00) “[...] x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x”.

 

- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo com recuo de 4cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. Exemplo:

 

 

Figuras

As figuras devem estar localizadas com suas respectivas numerações (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.), título (negrito; tamanho 12; espaçamento simples) e fonte (tamanho 11; espaçamento simples). A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. Exemplo:

 

Figura 1 – Título da figura

Fonte: Elaboração dos autores

 

Tabelas

As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.) e centralizadas. As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:

 

Tabela 1 – Título da tabela

Fonte: Elaboração do autor

 

Quadros

Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.) e centralizados. Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:

Quadro 1 – Título do quadro

 

Fonte: Elaboração do autor

 

REFERÊNCIAS

(Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2002 e NBR 6023/2018)

As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.

 

Exemplo de referências

 

Livro

BRAZÃO, José Paulo Gomes; DIAS, Alfrâncio Ferreira. Diversidade sexual e de gênero na academia. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022.

CASAGRANDE, Elton Eustáquio; BUENO, Guilherme Wolff; SANTOS, David Ferreira Lopes; MACHADO, Levi Pompermayer (org.). Empreendedorismo na prática: Conexões entre ciência, mercado e sociedade. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. E-book.

 

Capítulo de livro

SANTOS CRUZ, José Anderson; BIZELLI, Thaís Vargas; BIZELLI, José Luís. Gestão educativa e tecnologias digitais. In: BIZELLI, José Luís; BIZELLI, Thaís Vargas; SANTOS CRUZ, José Anderson (org.). Educação Escolar em Ibero-América: 15 anos de trajetória. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2021.

 

Artigo de periódico

DOMINGOS, S. D.; CHAMON, E. M. Q. de O. Saberes de inovação pedagógica de formadores de professores. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1225. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1225. Acesso em: 17 abr. 2023.

 

Evento

CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L.; VARGAS, T. C.; SILVA, C. B. Inovação e conhecimento na educação: formando atores para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-12.

 

Tese, Dissertação e Monografia

SANTOS CRUZ, J. C. Gestão do conhecimento e gestão editorial: Qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação. Orientador: José Luís Bizelli. 2020. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2020.

 

Autor institucional, legislação e jurisprudência

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccovil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP. Leis 10.927/91 e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinqüenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do Estado de São Paulo S/A – BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora: Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006.

 

CRediT Author Statement

  • Reconhecimentos: Gostaria de agradecer alguém ou alguma instituição? Descrever.
  • Financiamento: Há fomento de alguma instituição? Qual?
  • Conflitos de interesse: Há conflitos de interesse? Descrever.
  • Aprovação ética: O trabalho respeitou a ética durante a pesquisa? Passou por algum comitê de ética? Descrever.
  • Disponibilidade de dados e material: Os dados e materiais utilizados no trabalho estão disponíveis para acesso? Descrever.
    • Contribuições dos autores: Descrever a contribuição de cada autor na presente obra.

 

Direito de Resposta

 

Revista @mbienteeducação acolhe comentário(s) a artigo publicado na revista. Se o comentário for aceito para publicação, a revista oferecerá ao autor igual espaço para réplica, que poderá ser publicada no mesmo número do comentário ou no número subsequente. Ambos estão sujeitos ao mesmo processo de avaliação dos demais textos. Não são aceitos comentários ou réplicas a resenhas. 

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