Sobre a Revista

Criada em 2007, a Revista  @mbienteeducação é uma publicação dos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) da Universidade de São Paulo (Unicid). Com Publicação Contínua, e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na Área da Educação.

Tem como objetivo divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica, de pesquisadores nacionais e internacionais, na área da Educação, vinculados às linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissionais Formação de Gestores Educacionais, que são: Políticas Públicas de Educação e, Sujeitos, Formações e Aprendizagens, este com foco na formação de professores, pesquisadores, gestores e profissionais da educação, contribuindo para uma discussão mais ampla sobre Educação em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares.

A Revista @mbienteeducação visando possuir um escopo da pluralidade, pretende não apenas contribuir para uma ampla circulação de diferentes pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também de enfatizar o pensamento crítico do campo educacional, pautando-se pelos diferentes referenciais teóricos e temas.

  • Políticas Públicas de Educação;
  • Política e Gestão de Unidades Educacionais;
  • Filosofia e Historiografia da Educação;
  • Pesquisa e Avaliação;
  • Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação;
  • Formação do Professor, Profissionalização do professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
  • Educação Sexual, Gênero e Valores;
  • Escola Inclusiva e Educação Especial;
  • Educação Básica;
  • Educação Profissional e Técnica;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Superior;
  • Educação Estética;
  • Estudos de Teorias de Representações Sociais; e
  • Pesquisas e Narrativas (Auto) Biográficas
  •  

Prezados autores,

O nosso sistema já está funcionando normalmente. 

Para dúvidas entre em contato via e-mail: publiambienteedu@gmail.com

 

Anúncios

Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios

2023-07-28

Chamada para dossiê: Dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios

Este dossiê reúne artigos que apresentam resultados de estudos teóricos e análises empíricas sobre desafios de escolas públicas e de profissionais da educação, no contexto pós-pandêmico. Discute desdobramentos na gestão de instituições de ensino, em cenário de aprofundamento da intensificação e da precarização do trabalho de diretores/as e professores/as, em Portugal e no Brasil. Os paradoxos constituídos no cenário pandêmico configuraram novos e complexos desafios para as políticas educacionais e pr&aacut e;ticas escolares. Assim, a organização escolar – ancorada em procedimentos, estratégias, didáticas e metodologias consagradas em tempos passados – exige no cenário atual exploração de temáticas que emergiram durante a pandemia:  tecnologias de informação e comunicação; liderança escolar; desigualdades socioeconômicas  educacionais; acolhimento e participação da comunidade no espaço escolar; precarização e intensificação do trabalho de diretores e de docentes; autonom ia de alunos/as e protagonismo estudantil; a reinvenção organizacional, profissional, pedagógica e didática de escolas públicas.

Organizadoras:

Angela Maria Martins
Alice Botler
Maria Cecília Luiz

Faça o download dos templates e declarações:

Em português         In English      En español

 

  Saiba mais sobre Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios

Edição Atual

(2023) v. 16, Publicação Contínua
					Visualizar (2023) v. 16, Publicação Contínua
Publicado: 2023-01-01

Artigos

Ver Todas as Edições