Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios
Chamada para dossiê: Dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios
Este dossiê reúne artigos que apresentam resultados de estudos teóricos e análises empíricas sobre desafios de escolas públicas e de profissionais da educação, no contexto pós-pandêmico. Discute desdobramentos na gestão de instituições de ensino, em cenário de aprofundamento da intensificação e da precarização do trabalho de diretores/as e professores/as, em Portugal e no Brasil. Os paradoxos constituídos no cenário pandêmico configuraram novos e complexos desafios para as políticas educacionais e pr&aacut e;ticas escolares. Assim, a organização escolar – ancorada em procedimentos, estratégias, didáticas e metodologias consagradas em tempos passados – exige no cenário atual exploração de temáticas que emergiram durante a pandemia: tecnologias de informação e comunicação; liderança escolar; desigualdades socioeconômicas educacionais; acolhimento e participação da comunidade no espaço escolar; precarização e intensificação do trabalho de diretores e de docentes; autonom ia de alunos/as e protagonismo estudantil; a reinvenção organizacional, profissional, pedagógica e didática de escolas públicas.
Organizadoras:
Angela Maria Martins
Alice Botler
Maria Cecília Luiz
Faça o download dos templates e declarações:
Em português In English En español
Saiba mais sobre Chamada para dossiê: Gestão de instituições de ensino no cenário contemporâneo: paradoxos e desafios