Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior

Ana Margarida Veiga Simão, Sidclay Bezerra de Souza

Resumo

Resumo

O cyberbullying constitui-se como uma nova expressão do bullying enquanto agressão, ameaça e provocação de desconforto, premeditada e repetida, realizada com recurso de dispositivos tecnológicos de comunicação. Embora os estudos sobre cyberbullying sejam relativamente recentes, evidencia-se que o mal-estar afeta todos os atores do contexto educativo, sobretudo os que estão diretamente envolvidos (vítimas e agressores). Tendo como base os indicadores de alguns estudos realizados sobre a problemática, verifica-se a importância de estudos que busquem compreender o fenômeno de uma forma mais ampla, abordando as questões contextuais onde o mesmo está inserido, e em quais aspectos os contextos educativos podem contribuir ou não para prática do cyberbullying.

Palavras-chave: Cyberbulliyng;Incidência;Análise de consequências;Diagnóstico; Educação superior.

Cyberbullying: incidence, consequences and contributions for the diagnostic in the higher education 

Abstract

The Cyberbullying is made with a new expression of bulling while aggression, threat and discomfort provocation, premeditated and repeated, performed using technological communication devices. Although studies on cyberbullying are relatively recent, It´s evident that malaise affects all stakeholders in the education context, above all has directly involved (victims and aggressors). Based on some indicators of some studies performed above that regarding, there is the importance of the studies that seek understand the phenomenon more widely, addressing the contextual issues where it´s insert and which aspects of the educational contexts may or may not contribute to the practice of cyberbullying.

Key words: Cyberbullying; Incidence;Consequence analysis;Diagnosis ;Education, higher.

Palavras-chave

Cyberbulliyng; Incidência; Análise de consequências; Diagnóstico; Educação superior

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