O pedagogo e o curso de Pedagogia — licenciatura

Helena Machado de Paula Albuquerque

Resumo

Resumo

Neste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), conclui-se que a política pública não pode conter legislações equivocadas e ensejar a formação desvirtuada do Pedagogo, sem correr o risco do reflexo negativo na Educação Básica. Outros fatores analisados que contribuíram para esta conclusão são os posicionamentos de membros do Conselho Nacional de Educação e de um grupo de educadores, que se dedicam ao estudo da Pedagogia desde 1990, bem como os estratos do Projeto Pedagógico do novo Curso de Pedagogia e as representações da coordenadora e de professores, entre outros dados.

Palavras-chave: Diretrizes curriculares; Curso de Pedagogia; Pedagogo; Educação básica; Formação de professores. 

Abstract

This Article discusses the National Curricular Guidelines Standards for the Licensing Pedagogy university course, according to the Pedagogue needs. Could the Pedagogue education formation have been harmed due to the option to privilege Licensing to Bachelor’s degree? Considering that, both are dimensions of the same education formation, but with own specificities, they should not’t deny but complement one another each other. Starting as from the analysis of the legal document, with the support of the theoreticians Sacristán, Hernández, Morín and Lima, and of studies developed by the Core Group of Research on Management and Public Policies of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PCU– SP), it is reached the conclusion that the public policy must not contain the wrong legislation or making possible the disparaged education of the pedagogue, without running the risk of the negative effect on the Basic School Education. Other factors that were analyzed, that contributed to this conclusion, were the opinions of the members belonging to the National Education Council and of a group of educators who devote to the study of Pedagogy since 1990 as well as excerpts from the Pedagogic Project of the new Pedagogy Course and the statements of the coordinator and the professors amongst other data.

Key words: Curricular guidelines; Pedagogy course; pedagogue; Basic education; Professors education.

Palavras-chave

Diretrizes curriculares; Curso de pedagogia; Pedagogo; Educação básica; Formação de professores.

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