A formação de professores na educação superior: dilemas da atualidade

Mary Rosane Ceroni, Ingrid Hötte Ambrogi, Daniella Basso Batista Pinto

Resumo

Resumo

O presente estudo aborda a formação de professores no curso de Pedagogia e pretende, a partir de levantamento bibliográfico, discutir as consequências das políticas públicas através de suas regulamentações na atualidade. Essas implicações derivam das diretrizes de 1996, preconizadas a partir da LDB 9.394/96. No entanto, revelou-se uma dicotomia entre a qualidade na formação dos egressos do curso de Pedagogia e as tendências da “lei de mercado”, que buscou, especialmente nas instituições privadas encurtar a duração dos cursos de graduação da área educacional e atribuir a essa formação, essencialmente, a instrumentalização de práticas docentes. Portanto, o presente artigo reflete a pretensão de se estabelecer a necessária interatividade e conexão dinâmica, para viabilizar uma ação prospectiva que permita inferir com segurança sobre a formação de professores no Brasil.

Palavras-chave: Formação de professores; Curso de Pedagogia; Diretrizes curriculares; Políticas públicas.

Abstract

The present study concerns about the professors formation in the Pedagogy course. It intend to discuss, through bibliographical survey, the public politics consequences the public politics through it regulations in the present time. Those implications come from the 1996, standards praised from LDB 9.394/96. However, a dichotomy was revealed between quality in the formation of the Pedagogy course egresses and the trends of the “law of market”, which has demanded, specially, in the private institutions to shorten the graduation course length in the educational areal, attributing to this formation basically educational practices orchestration. Therefore, this article reflects the pretension of if establishing necessary interaction and dynamic connection between the dichotomy presented above in charge of making possible a prospective action which can assertively infer about the professors formation in Brazil.

Keywords: Professors formation; Pedagogy curricular course; Curricular standards; Public politics.

Palavras-chave

Formação de professores; Curso de Pedagogia; Diretrizes curriculares; Políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e

bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. 1996.

CONFERÊNCIA Mundial para o Ensino Superior. Tendências de Educação Superior para o Século XXI:

Unesco/Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Documento. Tradução Maria Beatriz Ribeiro

de Oliveira Gonçalves. Brasília: Unesco/CRUB, 1999.

CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; PIETROBON, Sandra Regina G. Aspectos da Educação Superior no

Brasil e do Curso de Pedagogia. ANALECTA, Paraná, v. 6, n. 1, p. 9-22, jan./jun. 2005.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/ Unesco, 1998.MONEZI, Mary R. Ceroni. Atitude Interdisciplinar na Docência. In: Revista de Cultura do Instituto

Metropolitano de Altos Estudos, v. 09, p. 56-60, jan./jun. 2003.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina.

ed.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne

Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.

PESQUISAS da UniFMU. Revista do IMAE, São Paulo, ano 4, n. 9, p. 56-60, jan./jun. 2003.

PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

RIOS, T. A. Compreender para ensinar. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação, LDB: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores

Associados, 2004.


Visualizações do PDF:

53 views


Visualizações do Resumo:

198 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud