Cenário das pesquisas sobre o SINAES junto ao banco de teses da CAPES no período de 2004 a 2012

Fernanda Cássia Rodrigues Pimenta, Celia Maria Haas

Resumo

Resumo

O texto parte da pesquisa “Os instrumentos de avaliação do SINAES: gestão e qualidade na perspectiva dos coordenadores de curso”, concluída em 2013 (PIMENTA), que se debruçou sobre a avaliação de curso, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Assim, visando conhecer o cenário das investigações conduzidas sobre a temática, foi realizado um grande levantamento das pesquisas disponibilizadas no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2004 a 2012, ora apresentado. Como resultado, foram encontrados 134 registros, observando-se que os pesquisadores buscaram respostas para questões, como: os impactos do SINAES na prática docente; a implantação, desafios e compromissos institucionais, e outras. Entretanto, constatou-se, também, que pesquisas que discutem a Avaliação de Curso são, ainda, inexpressivas, pois só foram localizados dois trabalhos. O levantamento sugere a necessidade de explorar o assunto e de discutir seu impacto nas instituições e, sobretudo, nos cursos.

Palavras-chave: Educação Superior; SINAES; Avaliação ;CAPES.

CENARIES OF THE RESEARCH ON SINAES IN THE THESIS DATA BASE OF CAPES BETWEEN 2004 AND 2012 

Abstract

The text is based at the research “Evaluation Instruments of SINAES: Management and quality in the perspective of course coordinators”, concluded in 2013 (PIMENTA), engaged in course evaluation, one of the elements of the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES). Thus, aiming to trace an outline of researches conducted on the theme, it has undertaken a considerate survey of data inquiry available in the thesis depository of the coordination of personnel development of higher level, from 2004 to 2012, herein presented. As a result, there have been 134 registries found taking into account that researchers pursued answers to questions such as: the impact of SINAES on teaching practice; the implementation, challenges, and institutional commitment, among others. However, it has been identified also that researches that discuss the course evaluation are still inexpressive since only 2 works have been detected. The survey suggests the need to explore the subject and debate its impact on institutions and above all courses.

Key words: Higher education;SINAES;Evaluation; CAPES.

Palavras-chave

Educação Superior ;SINAES ;Avaliação ;CAPES.

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Referências

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