Universidade e pesquisa na sociedade dos saberes: em busca de uma nova episteme

Martha Abrahão Saad Lucchesi, Eliana Branco Malanga

Resumo

Resumo

À universidade cabe sinalizar caminhos e compreender a necessidade de mudança, contribuindo com a produção e transmissão do conhecimento para o desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade. A partir de Morin, Foucault, Freire e outros, e da pesquisa em duas universidades, uma pública e outra privada, este trabalho analisa a missão e episteme da universidade no contexto da sociedade, do conhecimento (saberes) e da mundialização, mostrando a contribuição da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade para a renovação do ensino superior, que denominamos pós-disciplinaridade, neste começo de século. Neste momento histórico, permeado pelas teorias do contemporâneo, a universidade deve estar investida de um novo paradigma: a pesquisa inter e transdisciplinar, de caráter e temas locais e globais para servir à comunidade em que se insere, buscando a totalidade do conhecimento. A análise evidencia que as universidade públicas e as confessionais são mais abertas à mudança e inovação, com forte tradição de pesquisa institucional. Já a universidade particular está buscando caminhos para desenvolver as atividades de pesquisa. De qualquer forma, sem pesquisa, a universidade não alcança seu ethos de produtora do conhecimento.

Palavras-chave: Educação superior; Novo paradigma; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

Abstract

It is up to the university to point at ways and to understand the need of change, thus contributing to the production and transmission of knowledge for the economic, social and cultural of society. Based on Morin, Foucault, Freire and others, as well as research on two universities, a public and a private one, this study analyses the mission and episteme, the ethos of the university within the context of the society, of knowledges and globalization. It shows the contribution of interdisciplinarity and transdisciplinarity toward higher Education renewal, which we call post-disciplinarity, in the beginning of this century. Within this historical moment, permeated by the theories of the contemporaneity, the university must be invested with a new paradigm: inter and transdisciplinary research of both local and global character and themes to serve the community to which it belongs, thus seeking the totality of knowledge. This analysis evidences the fact that public and confessional universities are more open to change and innovation, with a strong tradition regarding institutional research. Private universities are seeking ways to develop research activities. Anyhow, without research the university does not reach its ethos of knowledge producer.

Key words: Higher education; New paradigm; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.

Palavras-chave

educação superior; novo paradigma; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

BARBEREAU, Kathleen. La fin de l’éducation nationale? In: ABENSOUR, Corinne et al. (directeurs).

La destruction du savoir en temps de paix. [sine loco]: Mile et Une Nuits (département de la Librairie

Arthème Fayard /Barcelone, Espagne: Liberduplex, 2007, p. 45-46). ISBN 978-2-84205-797-8,

p. 21-174.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

______. Entrevista (Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke). Tempo social, v. 16, n. 1, São Paulo, June 2004.

Disponível em:

arttext>.

BEAU, Olivier; JOURDE, Pierre. Avant-propos. In: JOURDE, Pierre (directeur). Université: la grande

illusion. Paris: L’Esprit des Péninsules, [s.d.]. p. 7-26.

BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out.

Disponível em: : .

______. Congresso Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e

bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Disponível em: .

______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP –

MEC). Educação superior: cursos e instituições. Cadastro das instituições de educação superior. Disponí-

vel em: .

______. Reforma universitária. Relatório do Grupo de Trabalho. Brasília: Imprensa Oficial, 1968.

Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 15-27, jan./jul. 2009.

Lucchesi, Martha A. Saad; Malanga, Eliana Branco. Universidade e pesquisa na sociedade dos saberes: em

busca de uma nova episteme.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Assessoria de Imprensa.

CAPES aprova novos cursos de mestrado e doutorado. Sexta-Feira, 27 de julho de 2007.

DERRIDA, Jacques. A universidade sem condição. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

ESPÓSITO, V. H. C.; LUCCHESI, M. A. S.; SILVA, G. R.; GASONATO, M. R. A formação humana

em educação e saúde no contexto de mundialização do conhecimento: reflexões. Revista Texto e Contexto

Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. v. 18, n. 4, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GUIMARÃES, César. Algumas notas sobre a interlocução entre a análise do discurso e a teoria da

comunicação. In: MARI, Hugo; PIRES, Sueli; CRUZ, Amadeu Roselli; MACHADO, Ida Lúcia. Fundamentos

e dimensões da análise de discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso FALE –

UFMG; Carol Borges Ed., 1999. p. 107-122.

JOURDE, Pierre. La destruction organisée du savoir de l’école à l’Université. In: JOURDE, Pierre

(directeur). Université: la grande illusion. Paris: L’Esprit des Pénincules, 2007. p. 87-114.

LUCCHESI, M. A. S. As transformações na universidade: consequências na formação e no trabalho

docente. Revista Cesumar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, jul./dez. 2006a, v. 11, n. 2, p. 51-67

______. La Universidad Brasileña en un Contexto de Cambios Impuesto por La Globalización (Unesco:

Bibliographie sélective, Internationalisation et enseignement supérieur, 2006). Revista de la Educación

Superior, Anuies/México, v. XXXV, n. 137, p. 99-109, 2006b. Disponível em:

mx/redalyc/pdf/604/60413708.pdf>; .

______ Lucchesi M. A. S. (Org.). Conhecimento e pesquisa no Mestrado em Educação. Apresentação.

Cadernos de Pesquisa em Pós-Graduação. Universidade Católica de Santos. Santos, SP: Leopoldianum,

v. 1000. 100 p.

LUCCHESI, M. A. S.; MALANGA, Eliana Branco. Universitys Transformations: Episteme, Mission

and Ethos in the Contemporary World. Essays in Education, v. 20, p. 1-14, 2007. Available at:

www.usca.edu/essays/vol20spring2007.html>.

______. A análise do discurso na pesquisa sobre ensino e aprendizagem. Contrapontos, Universidade do

Vale do Itajaí, v. 6, n. 2, maio/ago. 2006, p. 235-245.

MACHADO, Ida Lúcia. Uma teoria da análise do discurso: a semiolinguística. In: MARI, Hugo; MACHADO,

Ida Lúcia; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Análise do Discurso,

, p. 39-62.

MATTELART, Armand. Sociedade do conhecimento e controle da informação e da comunicação. In:

ENCONTRO LATINO DE ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO

E CULTURA, 5. Salvador, 9-11 nov. 2005. Conferência proferida na sessão aberta. Disponível em:

www.gepicc.ufba.br/enlepicc/ArmandMattelartPortugues.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2008.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand

Brasil, 2000.

______. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. (Epistemologia e Sociedade).

______. Où va le monde? Paris: L’Herne, 1981.

MERQUIOR, J. G. Michel Foucault ou o niilismo de cátedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

MUSSET, Marie. De la communale au socle commun: littérature et culture humaniste. Dossier d’actualité

(ancien titre: Lettre d’information), n. 33, février 2008. Disponível em: .

NICOLESCU, Basarab. Definition of Transdisciplinarity. 29-May-03, 19:37 UT.


Visualizações do PDF:

20 views


Visualizações do Resumo:

77 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud