Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Criada em 2007, a Revista online @mbienteeducação é uma publicação do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP). Com periodicidade quadrimestral e política de acesso aberto, tem como objetivos divulgar e disseminar a produção acadêmica-científica de pesquisadores nacionais e internacionais na área da Educação, contribuindo para uma discussão mais ampla sobre Educação em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares.

 

 

Políticas de Seção

Artigos Científicos

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Interview

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Resenhas

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Dossiê temático - Educação Matemática: formação de professores e práticas docentes

O presente dossiê busca discutir a temática da formação de professores e das práticas docentes no âmbito da Educação Matemática.

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Artigos edições anteriores

Editores
  • Douglas Tinti
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Dossiê Temático: Corpo e Movimento na Educação Básica

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Dossiê Temático: Narrar a infância, narrar a juventude: educação, espaços, saúde e artes

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Dossiê Temático: “Educação Superior: políticas e práticas”

A proposta para este dossiê é reunir trabalhos que discutam e analisem os desafios das políticas de educação superior para um ensino de qualidade em tempos de transnacionalização, com foco:

. nas políticas de avaliação institucional e da aprendizagem;

. nas políticas e práticas de formação de professores;

. nas políticas que implicam o público e o privado;

. nas políticas voltadas à modalidade a distância (EAD). 

Serão acolhidos ensaios teóricos e trabalhos com dimensão empírica.

O Dossiê receberá textos em inglês, espanhol e português.

Normas estão disponíveis no endereço:

http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/index

Organização editorial

GRUPPES - Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação Superior.

GESPAG - Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Superior: políticas, avaliação e gestão

Editores convidados: Celia Maria Haas (GESPAG/UNICID), Eduardo Santos (Gruppes/UNINOVE) e Manuel Tavares (GRUPPES/UNINOVE)

Editores
  • Celia Haas
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Dossiê Temático: “Desafios e perspectivas da educação infantil: políticas e direitos da criança”

Editores
  • Celia Haas
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Dossiê temático: "Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas"

Editores
  • Celia Haas
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Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados para a Revista @mbienteeducação são, primeiramente, avaliados quanto à formatação e ao cadastro completo dos autores. Caso não correspondam às diretrizes para autores, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 12 a 24 semanas, dependendo do fluxo de artigos submetidos à Revista.

 

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em dois momentos de avaliação. O primeiro momento por membros do Conselho Editorial Científico e o segundo por pareceristas convidados ad hoc. No primeiro, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

 

No segundo momento de avaliação, o artigo é distribuído aos pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

 

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses. No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

 

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 

Periodicidade

A partir de 2018 a Revista @ambienteeducação é publicada quadrimestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.